Você sabia que é possível produzir germinados em casa? Os brotos são alternativas super nutritivas para a alimentação e demoram pouquíssimo tempo para ficarem prontos. Nesta fase de germinação, a energia e o valor nutricional da planta são incríveis, e muito mais elevados do que quando atinge seu estado de maturação, apresentando uma enorme concentração de enzimas, clorofila, proteínas, vitaminas e minerais. Além de ocuparem pouco espaço, eles também são muito fáceis de produzir! Veja como:

ANTES DE QUALQUER COISA Lave abundantemente as suas sementes, pois é preciso que todas as impurezas (pedrinhas, casquinhas, etc) sejam retiradas.

1- DEMOLHAR

Colocar 2 colheres de sopa de sementes (pois elas crescem bastante) num frasco de vidro largo. Encher o frasco com água, cobrir com um pedaço de tule limpo (ou algum tecido parecido) e prender com um elástico.  agitar e escorrer a água. Voltar a encher o frasco e deixar as sementes de molho de 6 a 8 horas.

2 – LAVAR

Duas vezes ao dia. Sempre com o tule posto, encha o frasco com água, agita suavemente e escorra, repetindo até que a água fique límpida. Deixe o frasco inclinado com a boca para baixo de forma que a água escorra completamente. Mantenha o vidro em local arejado e com luz indireta (não pode pegar sol diretamente)

3 – ESPERAR

Repita as lavagens duas vezes ao dia até que os brotos tenham entre 3 e 4 cm e está pronto! Guarde-os na geladeira por até 10 dias!

QUE SEMENTES USAR?

Além das mais conhecidas, como Alfafa, Feijão e Lentilha, você também pode experimentar brotos de alface, cenoura, beterraba, coentro, cebolinha, manjericão, girassol e o que mais você desejar!

Adquira as sementes online ou compre em lojas e agropecuárias de todo o Brasil. Lembre-se de comprar apenas sementes com o selo Sem Defensivos na embalagem, assim você garante brotos próprios para a alimentação!