Em 2011, a chef de cozinha Regina Tchelly lançou o projeto Favela Orgânica nas comunidades da Babilônia e Chapéu Mangueira, no RJ, com um grande objetivo: transformar a relação das pessoas com a comida, conscientizando sobre cada etapa do ciclo do alimento. Isso começa pelo planejamento das compras, passa pelo preparo e vai até o descarte adequado. Além de oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, que ensinam que também se pode – e deve – aproveitar cascas, talos e sementes no preparo de diversos pratos, o Favela Orgânica proporciona a muitas pessoas o contato com permacultura, horta orgânica, reciclagem, consumo consciente, nutrição e outros assuntos relacionados.

Vendo no alimento uma ferramenta de transformação social, Regina tinha a ideia de lançar um livro de receitas, e decidiu democratizar esse conhecimento de uma forma muito criativa: usando os muros da comunidade como telas para o “Receitas ao Ar Livre”. Neles, a chef e os demais integrantes do projeto pintam receitas e ensinamentos, fazendo com que os moradores tenham fácil acesso e aprendam a aproveitar os alimentos em sua totalidade. Há também dicas de reaproveitamento de sobras da geladeira, sucos detox, chás com diferentes propriedades. 

A ideia agora é replicar a iniciativa em outros lugares do Brasil. Acompanhe em @favela_organica, no Instagram, e veja como apoiar o projeto!