Você sabia que cada semente que você recebe em sua casa ou propriedade passa por um longo e rigoroso processo de produção e de controle de qualidade? E que toda a semente comercializada no país passa por uma rígida regulamentação do Ministério da Agricultura?

Dentre as diversas etapas desse processo, uma delas é a de controle de qualidade, que ocorre dentro de um laboratório de análise de sementes. Desde 1991 a ISLA possui um laboratório próprio e altamente qualificado, que vivencia constantes evoluções, se adequando às legislações internacionais de análise de sementes. Para operar ele precisa seguir os procedimentos da ISO 17.025 (uma norma específica para laboratórios de ensaio) e precisa ser certificado pelo Ministério da Agricultura. Essa certificação ocorre a cada três anos, no qual o laboratório passa por uma rigorosa auditoria dos fiscais da agricultura.


Análises de pureza são realizadas para conferir a qualidade dos lotes de sementes!


Realização do cultivo em areia (que a cada processo é higienizada e esterilizada), para após ser avaliada a taxa de germinação e qualidade das sementes!

Nesse ano o laboratório da ISLA renovou a sua certificação, que é válida até maio de 2020. Com uma equipe exemplar e extremamente eficaz, o local consolida-se como um dos melhores laboratórios de análise de sementes do país. Hoje são analisadas mais de 600 cultivares, superando as 4 mil análises por ano. E os resultados seguem crescendo! Desde 2015, as análises realizadas na empresa dobraram, e só neste ano foram mais de 4.300 análises, sendo que a previsão é que 2018 encerre com mais de 5 mil análises efetuadas.

  
Com iluminação de led e temperatura específica para cada cultivar, câmara especial da ISLA garante condições ideais para o desenvolvimento dos materiais

Tendo como norte o princípio de que cada semente é um ser vivo, a equipe da ISLA se dedica diariamente a uma rotina de controles, que envolve cuidados com os materiais que entram no laboratório, com a higienização (dos equipamentos, bancadas e mãos, além de uso de jaleco), com a validade dos produtos utilizados, revisão dos utensílios que serão operados e dos germinadores, calibragem de diferentes balanças e, por fim, a contagem de sementes germinadas.

 

Processo para realização de teste de germinação de sementes!

Graças a estes esforços e organização, é garantida a qualidade das sementes, que no futuro proporcionarão o sucesso desde hortas caseiras até lavouras em grande escala. “A gente tem controle para tudo, desde o uso da água que vai numa solução até para preparar o substrato e fazer o plantio de uma semente. Tem padrão para a temperatura, de ambiente, de germinação da semente, tudo dependendo das particularidades de cada espécie. Temos também diferentes controles de equipamentos. E tudo isso atendendo ao que a norma solicita”, expõe Marta Ferreira, analista de qualidade do Laboratório da ISLA Sementes.

Extremamente eficiente, equipe do Laboratório da ISLA torna possível o alto padrão de qualidade! Da esquerda para a direita: Charles Terres do Nascimento (auxiliar de laboratório), Maicon André França (estagiário), Jaqueline Sobirai Reis do Nascimento (analista de laboratório),  Bruna Vieira Giraldi (auxiliar de laboratório) e à frente Priscila Nunes Rufino (auxiliar de laboratório) e Joice da Silveira Zanini (auxiliar de laboratório)

Acesse www.isla.com.br para conhecer toda a linha de sementes que a marca disponibiliza e conferir as características marcantes de cada cultivar!