A gente acredita que a alimentação é uma das partes mais importantes da vida, por…
3 ideias para incentivar crianças a comerem melhor
Muito além do feijão no algodão, trazemos 3 ideias para os pequenos vivenciarem os cuidados de uma planta, incentivando a alimentação saudável desde a infância.
O plantio de microverdes é a forma mais simples e rápida de cultivo. Além das plantas se desenvolverem em poucos dias, mesmo em ambientes sem luz solar direta, podem ser colhidas rapidamente e consumidas pela família toda.
1. Vasinhos com desenhos divertidos
Para o plantio em cascas de ovos ou outras embalagens pequenas, como as de iogurte ou caixas de leite e suco, é recomendado o uso de terra vegetal ou substrato para plantas, além das sementes. Fora isso, basta regar com pouca água, o suficiente para deixar a terra levemente úmida. É importante que as plantas recebam bastante claridade, então os vasos podem ser posicionados perto de alguma janela, por exemplo.
Para garantir que a terra tenha umidade adequada, faça pequenos furos no fundo das embalagens (ou vasos) para drenar o excesso de água e verifique diariamente se há necessidade de novas regas.
Quais sementes escolher?
Algumas sementes demoram cerca de 10 dias para germinar, como as de beterrabas e acelgas, já as de rabanete, agrião e rúcula são mais precoces, germinando em cerca de 1 a 3 dias. Após a germinação, em mais ou menos uma semana as hastes já estarão prontas para a colheita.
As sementes para microverdes você encontra em floriculturas, redes de supermercado ou no site da ISLA Sementes.
2. Fazenda em miniatura
Maurício Posser e sua filha Fernanda desenvolveram este projeto, com a ideia de fazer uma maquete, explorando várias questões, tendo como foco central a experiência do plantio à colheita. A primeira “safra” já foi direto para um sanduíche, com microverdes de mostarda.
Além da área dos cultivos, pai e filha planejaram as demais instalações da fazenda. A casa com chaminé, o lago, o aero-gerador e o poste de luz, com uma pequena lâmpada de led são diversões e aprendizados adicionais que surgiram no meio do caminho.
É possível pintar e decorar a casinha, por exemplo, além de pensar em diferentes muros e desenhos, como cercas-vivas e outros elementos da paisagem em miniatura.
De acordo com o Maurício, a bandeja fica na sala, em local de destaque. O recipiente foi reaproveitado de outras brincadeiras (com argila e tinta, por exemplo), sem furos, mas com uma camada de areia na base, ajudando na drenagem.
“Foi muito lindo poder nos aproximar e nos conectar com o tempo dos processos. O tempo de plantar, de esperar, de colher, porque as coisas não ficam prontas na hora. Esse foi nosso maior aprendizado”, conta Maurício, membro da equipe de TI da ISLA Sementes.
3. Boneco do cabelo verde
Siga o passo-a-passo:
- Comece colocando as sementes de trigo de molho na água por 24 horas. Desta forma elas começarão a germinar mais rapidamente;
- Em um pé de meia calça fininha, coloque as sementes nela e encha com terra, substrato ou serragem;
- Dê um nó firme para fechar e corte o excesso de tecido;
- Coloque a meia com o nó virado para baixo sob um suporte que retenha a água da rega, e decore com diversos materiais. Botões, tinta e lantejoulas são ótimas opções;
- Agora é só regar a terra, moderadamente, todos os dias e aguardar o crescimento do cabelo do seu boneco!
Você também pode usar outra opção comestível nesta fase jovem para fazer o “cabelo maluco”. Experimente com microverdes de cenoura, beterraba, coentro, rúcula, rabanete, entre outras). Veja mais inspirações de bonecos neste link.
Fique à vontade para utilizar as colheitas em sucos verdes, vitaminas ou batidas para as crianças!
É possível preparar suco verde com diversas espécies de microverdes, como ervilha, girassol, couve, entre outras.
DICA VCM: Explore a criatividade ao montar sanduíches e escolher os ingredientes dos preparos junto com as crianças. Assim as refeições ficam mais coloridas, divertidas e saudáveis, como nesse sanduíche com microverdes de ervilha.
Estes são alguns dos benefícios de plantar brincando:
- Desenvolvimento de capacidade motora;
- Percepção de quantidade de água para as regas e demais cuidados com as plantas;
- Conexão com a natureza, através do plantio e da alimentação;
- Valorização do alimento, acompanhando o ciclo das plantas;
- Tempo de qualidade em família e conexão entre adultos e crianças;
- Geração de boas memórias e aprendizados para a vida adulta.
Para saber mais sobre os microverdes e seu cultivo, clique aqui.
Para conhecer as dezenas de opções de sementes para microverdes, acesse o site da ISLA.
Se você já faz alguma destas atividades e quer compartilhar suas experiências conosco, marque com a hashtag #vamoscomermelhor nas suas redes sociais.